0

Meu Carrinho

Últimas

Notícias

Cerimônia de premiação dos vencedores do 2º Prêmio Landell de Moura de Radiojornalismo

17.10.2019

São Paulo – Evento será realizado na Câmara Municipal de São Paulo no dia 10

A cerimônia de premiação dos vencedores do 2º Prêmio Landell de Moura de Radiojornalismo será realizada no dia 10, na Câmara Municipal de São Paulo. O evento está marcado para o dia 10, a partir das 19h. O prêmio é uma forma de lembrar o cientista e padre gaúcho que é considerado o inventor do Rádio.

O prêmio contou com votação pública pela internet nas categorias âncora, repórter, comentarista e programa jornalístico. Na categoria Âncora, estão concorrendo os jornalistas Márcio Bernardes (Transamérica FM 100.1 de São Paulo), José Paulo de Andrade (Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840 de São Paulo) e Danilo Gobatto (BandNews FM 96.9 de São Paulo).

O Prêmio Landell de Moura de Radiojornalismo foi idealizado para valorizar e engrandecer o meio rádio e seus profissionais, preservando também a memória do padre Landell de Moura, inventor do rádio. O prêmio se tornou lei municipal na capital paulista por projeto do vereador Eliseu Gabriel.

A indicação dos profissionais foi feita por um júri popular profissional, em livre indicação pela internet. Depois, foi endossada por um júri técnico, integrado por Luiz Carlos Ramos, Carlos Maglio, José Paulo Lanyi, Arlete Taboada e Assis Ângelo.

Histórico

Landell de Moura foi um padre-cientista brasileiro que inventou o Rádio e foi um dos precursores da televisão. Nascido em Porto Alegre em 21 de janeiro de 1861, Landell ordenou-se padre, completando seus estudos de teologia, física e química na Itália. Seus experimentos no campo das transmissões de voz começaram nos tempos de adolescência e evoluíram com os estudos, as pesquisas e as diversas experiências que fez ao longo da vida.

Em 2012, após decreto sancionado pela ex-presidente Dilma Rousseff, Landell de Moura transformou-se Herói da Pátria. Ele teve seu nome sendo incluído no Livro de Aço depositado no Panteão Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Landell de Moura fez as primeiras transmissões públicas da voz pelo ar, sem fio, no final do século 19, entre a Avenida Paulista e o alto do bairro de Santana, na capital de São Paulo, em evento documentado pela imprensa e presenciado por autoridades brasileiras e estrangeiras. Contava com pouco mais de 30 anos de idade quando realizou as experiências na Avenida Paulista.

Fonte: Tudo radio

Leia

Também

Anatel nega pedido do SindiTelebrasil de alterar o PGMC

17.10.2019

Rádio MEC veiculou programação especial para o ...

17.10.2019

Em alta, mercado de São Paulo mantém oito FMs ac...

17.10.2019


Compartilhar