0

Meu Carrinho

Últimas

Notícias

Dezembro também será um mês movimentado no FM de diferentes regiões do Brasil

10.12.2019

Virou rotina. Conforme entramos em um novo mês, há uma nova e extensa lista de mudanças previstas para vários mercados brasileiros. São novos projetos locais e também expansões de redes movimentando os dials em FM. E as novidades começaram ontem (1º), com uma mudança entre a Grande Campinas e o Leste Paulista, além de uma novidade na região de São José dos Campos. 

Amanhã (3) serão duas mudanças importantes: a CBN FM 103.9 (jornalismo/esportes) fará a sua estreia em São Carlos (SP), projeto implantado pelo grupo EPTV. O canal, que era ocupado pela InterSom FM (atualmente em 103.3 FM), vai integrar o projeto de rádios jornalísticas da EPTV no interior paulista, grupo que já controla as emissoras CBN FM 90.5 de Ribeirão Preto (implantada em 2015) e CBN FM 95.7 de Araraquara (inaugurada em dezembro do ano passado).

Também nesta terça-feira (3) será a estreia oficial da Ynterativa FM 102.1, emissora de formato popular/hits que tem movimentado os bastidores do rádio pernambucano desde o inicio deste semestre. A partir de novembro a 102.1 FM passou a executar uma grade de expectativa para a chegada da Ynterativa FM, estreia que será concretizada amanhã. Já o lançamento do projeto para o mercado será em janeiro.

Hoje (2) o dial FM brasileiro acompanha a estreia oficial da Rádio Hits FM 91.3 de Tijucas (SC). A emissora cobre parcialmente a Grande Florianópolis, além de cobrir o Vale do Rio Tijucas e a turística região de Itapema (SC). De projeto popular/hits, a Rádio HIts substituí em definitivo a Transamérica Hits na região.

Mais para o final do mês está prevista a chegada da Rádio Mix FM 89.9 de Lages, cidade localizada na Serra Catarinense. Porém, esta mesma rede poderá estrear outra afiliada em Santa Catarina até o final de 2019: a 103.1 FM de Laguna (litoral sul catarinense) já opera em formato de expectativa para a Rádio Mix FM.

Antes, neste domingo (1º), o mercado do interior paulista acompanhou a mudança de formato da Boa FM 97.7 de Amparo (SP), emissora captada na Grande Campinas e que foi do religioso/gospel para o popular/hits.

E no Vale do Paraíba houve a migração AM-FM da antiga Rádio Canção Nova AM de Caçapava (SP). Agora ela atua como Novo Tempo FM 101.3 (religiosa/evangélica) e cobre a região entre São José dos Campos e Taubaté. Já a Canção Nova segue na região através da 95.9 FM de São José dos Campos, inaugurada neste ano.

Mais uma mudança de logotipo

Neste domingo (1º) a Rádio Trânsito FM 92.1 de São Paulo (adulto/jornalismo-trânsito) apresentou seu novo logotipo. A emissora passa por várias mudanças em seu projeto, com novidades na identidade visual, plástica e grade.


Vale recordar que a
 BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes) também mudou seu logotipo na semana passada. Ela e a Rádio Trânsito são emissoras integrantes do Band Rádios.

Como ficam?

Também há uma expectativa sobre o fim das operações da Transamérica Hits, rede que ainda conta com um número considerável de afiliadas ativas. Em processo de unificação de suas atividades, a Transamérica irá encerrar a geração da Hits (de formato popular/hits) neste mês de dezembro.

A tendência é de que algumas dessas estações sigam para o novo formato jovem/adulto-contemporâneo da marca, caso previsto para praças como Vitória da Conquista (BA). 

Também em negociações

É certo que a recém-criada rede liderada pela Clube FM 105.5 de Brasília (DF) terá mais uma emissora no estado de São Paulo (em Pirassununga) e que esta inauguração será neste mês de dezembro. Porém, é possível que outras afiliadas da rede surjam ou sejam confirmadas até o final de 2019, já que a rede conta com negociações nesse sentido.

O mesmo ocorre para a Rádio Play Hits, rede de formato popular/hits que está na iminência de inaugurar emissoras em Uberaba (MG), Vale do Paraíba / região de Taubaté (SP), Itapeva (SP) e Riversul (SP).

As redes lideradas pelas rádios Jovem Pan FM 100.9 e Jovem Pan News AM 620 (São Paulo) também contam com negociações avançadas e devem confirmar novas afiliadas para várias praças a partir deste mês de dezembro.

Mudança no AM

Também em dezembro deverá repercutir entre o mercado e a audiência a ida da Rádio América (rede Canção Nova) para um novo canal no AM de São Paulo. A emissora iniciou na sexta-feira (29) passada a suas operações em 780 AM, antigo canal da CBN. Com isso a Rádio América deixou a frequência 1410 AM.

Fonte: Tudoradio

Leia

Também

Transamérica já opera com novo formato na Bahia

10.12.2019

APCA divulga vencedores do Prêmio APCA 2019 em São Paulo

10.12.2019

Rádio Itatiaia é eleita Veículo do Ano na categ...

10.12.2019


Compartilhar